quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Se enxergue

Aê gente boa da imprensa! Quero falar de um assunto que sei que ninguém gosta. É o seguinte: vamos parar com essa estória de alfinetar quem não comunga com o mesmo pensamento. Que estória é essa? Então, porque não penso de maneira idêntica ao meu colega, estou errado? Temos que pensar todos da mesma maneira? Devo jogar no lixo meus valores individuais só porque você os acha contrários aos seus? E os meus e os seus direitos onde ficam?

A gente tem mania (tô escrevendo na linguagem corrente prá que todos entendam melhor) de falar em direitos iguais, democracia, respeito, fraternidade, e outros tantos adjetivos, sem conhecer o real sentido. Então, tudo fica da boca prá fora. Quando chega na hora da verdade, fica com raivinha de quem pensa diferente. Ai a gente passa a criticar e a achincalhar o pobre mortal que fala ou escreve diferente.

Dá um tempo ô! Eu tenho direito e dever de ser o que sou e assim me expressar. Você tem direito e dever de ser como sente e assim se expressar, se tiver coragem de encarar a si mesmo.....

E sabe porque tô na bronca assim? Porque estou cansado de ler e ouvir colegas baixando a madeira em outros (e em mim) porque não estão de acordo sobre atos da presidência da Federação, qualidade do campeonato da série A2, formação das equipes para 2012, Comissão de Arbitragem e suas escalas, elogios aos grandes trabalhos de alguns árbitros, torcer por times da segundona, declarar quem vai vencer ou perder determinado jogo, aplaudir a nova postura da tv Sergipe para com o nosso futebol, elogiar a exposição do Confiança, criticar o “mineirísmo” do Sergipe, e assim por diante.

Veja o caso da série A2, a que chamamos de “empolgante”. Estamos vendendo o produto futebol. Se procuro por compradores para esse produto, tenho que mostrá-lo como atraente. Isso não significa enganar o comprador. Eu-vendedor e ele-comprador sabemos que é produto de segunda (divisão). Mas mostro prá ele que se vendo bem esse produto, vou atrair compradores-ouvintes. E esse é meu objetivo. E o dele.

Quanto ao elogio à forte exposição por que passa a marca Confiança. Qual o torcedor do Dragão do Bairro Industrial que não está orgulhoso do seu clube? Mesmo sem nenhum jogo, ou até time formado. E o Itabaiana vendendo o CT? Alguém ai ainda questiona sobre a Vila Olímpica? Há quanto tempo não saía uma única imagem do futebol profissional na tv Sergipe? Agora, até gols. É uma nova postura – não importa o porquê, não entro em briga de cachorro grande.

E quanto a torcer por um dos times da segundona? Não fica interessante o torcedor discutir de-igual-prá-igual conosco? Ele sabe que aquilo é só farofa. Que não somos do seu município. Mas que fica gostoso fica.

Alguém não concorda com isso? Ótimo. Faça diferente. Mas faça alguma coisa para ajudar a promover o nosso ( sim, nosso!) produto. Alguém já perdeu comercial porque o patrocinador ouviu a emissora e não quis ligar sua marca a um esporte tão criticado? Já. Já sim.

Então. Você que escreve (jornal, blog, twitter, face, etc.), você que fala (rádio AM, FM, comercial, comunitária, internet, etc), te convido a fazer um pacto. Um pacto pelo bem de todos. Vamos parar de futucar os outros porque não diz ou escreve o que achamos. Todos têm opiniões. Vamos deixar para o torcedor escolher. Tem espaço para todos. Até porque, lemos e ouvimos uns aos outros. Vamos então fazer cada um do seu jeito e depois, confraternizar, se reunir para trocar figurinhas, vivenciar cada momento junto de amigos que curtem a “mesma cachaça” chamada futebol. Porque no final da vida, vale o que você fez e junto de quem você viveu.

Agora, se você não estiver bem consigo mesmo, tem que procurar ajuda. Se tudo está sendo motivo para criticas ácidas, respire fundo e olhe um pouco mais ao seu redor. Pode ser que esteja perdendo grandes oportunidades para estar feliz, levar numa boa, pegar mais leve, sorrir mais. Té mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário