domingo, 6 de dezembro de 2009

Brasileirão, antes da última rodada.

Dando uma última olhada na tábua de classificação antes do complemento da rodada deste domingo, encontramos um quadro deveras interessante para quem gosta de emoções fortes no futebol. Senão vejamos:

Aparentemente o Flamengo é o campeão. Mas só aparentemente. O Fla tem que ganhar o seu jogo, para só assim ter a certeza de que será campeão. Se o rubro negro empatar com o Grêmio, o que não seria surpresa alguma, o time gremista está em oitava posição no campeonato, passará a contar com 65 pontos, neste caso, uma vitória do Inter, deixaria ambos com o mesmo número de pontos. Entra então os critérios de desempates do regulamento do brasileirão, dando o título ao colorado. É que o primeiro critério para o desempate é o número de vitórias; agora, ambos estão com 18 vitórias, pela hipótese, o Inter passaria para 19. Pronto, por aí se vê que para o Flamengo só a vitória interessa. Porque esperar que o Santo André, quase rebaixado, vença o Inter no Beira Rio, seria apostar alto demais.

Quanto a Palmeiras e São Paulo, as coisas seriam bem mais difíceis para os dois times paulistas chegarem ao título. Aliás, ambos dependem do Santos, que joga na Vila Belmiro contra o Cruzeiro. Uma vitória do time mineiro e um tropeço de um ou dos dois, pode significar perder a vaga na Libertadores para a Raposa. Com 59 pontos e mesmo número de vitórias que os concorrentes, se o Cruzeiro vencer e um dos dois perder, o time celeste entra no G4 com base no primeiro critério de desempate.

E lá embaixo, no R4, a coisa também está complicada para Botafogo e Coritiba, principalmente para o alvinegro carioca. Pelo que se vê, com um simples empate o Fluminense garante a permanência na série A. Com um empate também, o Coritiba fica na espera que o Palmeiras, que corre o risco de perder a vaga do G4, não perca para o Botafogo. Ao Botafogo, só a vitória interessa. Caso empate e o Coritiba também empate, fica tudo como está, e o Bota fica no R4 e vai para a série B de 2010. Mas, quando escrevemos acima que o Santos André está quase rebaixado, é porque caso o time paulista venha a conseguir uma improvável porém possível, vitória sobre o Inter, subiria duas casas na tábua de classificação. E com isso, desceriam mais ainda o Coxa e o Fogão.

Resumindo: Tanto para ser campeão, o Flamengo, como para sair do rebaixamento, o Botafogo, os dois cariocas têm que vencer suas partidas na tarde de hoje. Para continuarem onde estão, no G4 e fora do R4, Palmeiras, São Paulo e Coritiba, precisam de pelo menos um empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário