sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

É preciso tomar cuidado !

Muito se tem falado sobre um suposto complô para que o Flamengo seja o campeão brasileiro no próximo domingo. Uma boba declaração do sempre falastrão meia Souza, do Grêmio, tornou-o o pivô da grande armação. Tudo que o Flamengo fez e o que os outros deixaram de fazer, foi prá lata do lixo. O mais importante é manter a idéia de que só com a armação o rubro negro pode ser campeão.
Já se falou de tudo. O Grêmio teria liberado todos os titulares. Um grande churrasco realizado na terça-feira, só para tirar a concentração do time gremista. O Ronaldo teria sentido uma fisgada na coxa, tão normal nos finais de temporada, apenas para facilitar o jogo do Flamengo contra o Corinthians. O sempre aloprado goleiro Felipe, não foi na bola do pênalti convertido por Léo Moura, aos 49 do 2º tempo, para “ajudar”(?) o adversário a vencer a partida.
No meio disso tudo, uma pergunta pede uma resposta: porque tanta importância a uma suposta armação nunca provada e sem um mínimo de lógica ?
Finalmente, aos poucos, começa-se a falar na verdadeira causa de tudo. O objetivo é mostrar uma imagem pouco aceitável do campeonato por pontos corridos. Os “analistas” começam a “notar” que o campeonato nesse sistema favorece às armações, à mala-branca, etc, etc, etc.
E então, discretamente, indiretamente, vão surgindo comparações entre os dois sistemas e claro, se o que está valendo é o por pontos corridos, tudo o que “está acontecendo” deve-se a esse. Se fosse no outro, o mata-mata, nada disso estaria ocorrendo.
Agora dá sim, para entender o porque de tanto alvoroço. É a velhíssima tática de ir minando as defesas sobre algo ou assunto que não foi aceito pelo cidadão comum; até que o próprio cidadão começa a ter dúvidas se a sua opinião é realmente a correta. Então, termina aceitando a opinião do “grande analista”, conhecedor do assunto.
Quem pensou que a tese de que o campeonato brasileiro deveria ser no sistema mata-mata estava morta, engana-se redondamente. Ela foi apenas colocada em banho Maria, enquanto ia se formando a condição ideal para relançá-la. Só que o que era uma simples idéia ou desejo de maior faturamento, agora começa a aparecer como a solução para evitar as falcatruas “somente” ocorridas no sistema por pontos corridos.
Fique atento. Muito mais “defeitos” do atual sistema vão “aparecer” nos mais “conceituados e renomados” jornais, sites, blogs, programas, todos sempre direcionando discreta mais seguramente, que a solução vai estar na mudança do sistema; e obviamente a melhor maneira, será voltar ao mata-mata.
Entendeu? Por isso, cuidado. Nem tudo que se lê, ouve ou assiste deve ser aceito como verdade absoluta. Sempre questione a intenção do “analista”, do “comentarista”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário