quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pensar 2012

1 -Vida de presidente é assim. Nem bem terminou o campeonato da divisão especial, vem o da segundona e já começa a projetar o certame para 2012. É assim a vida do presidente José Carivaldo Souza, da Federação Sergipana de Futebol. Não tem descanso. Durante todo o ano é um sobe e desce de norte ao sul do país, em busca de recursos junto à CBF para ajudar seus filiados. Coisa que nem sempre é compreendida. Alguns acreditam que Carivaldo Souza só se preocupa com um ou outro clube. Ledo engano. Ele pensa no todo, em todo o futebol sergipano. Como por exemplo, agora, que ele apoiou o Boca Junior a definir como base a cidade de Estância. Para o torcedor canarinho, Carivaldo traiu o Estanciano ao acatar o pedido do Boca em participar da série A2 tendo Estância como base. Para o presidente, o mais importante para o futebol sergipano é manter em atividade uma região, que demonstrou possuir um enorme potencial futebolístico e econômico-financeiro, quando da participação do time local na uma competição.

2 - Para os menos avisados. Estância ficou entre as cinco melhores praças no campo esportivo-economico-financeiro. O Estanciano, representante do município, ficou atrás do São Domingos em valores brutos de público e renda, porque aquele clube jogou cinco partidas a mais. Quando se analisa a média desses valores, o Estanciano supera em mais de 20% em ambos os casos. Para se ter uma idéia, o campeão River Plate obteve apenas 63% dos valores do Estanciano, mesmo jogando suas cinco partidas a mais, e num estádio reformado ainda na primeira fase da competição. E mais, além de ter feito seus jogos na Vila Operária, o único jogo do Canarinho no Francão não somou em renda – que seria bancada pelo Governo Estadual.

3 - Então, o presidente da Federação, sabedor que o Estanciano não iria participar da série A2, deveria deixar esse poderoso município fora da disputa, apenas para não ferir suscetibilidades ou superar esse desafio aceitando a boa proposta de manter a praça funcionando, mesmo que seja com o andarilho Boca Junior?

4 - Se me permite, a razão nos indica que querendo ou não, o presidente fez o que devia, mesmo não agradando a alguns que prefeririam manter o recém-inaugurado estádio Augusto Franco fechado à espera da A2 de 2012, quando o Canarinho poderá retornar à disputa.

5 - Coração à parte, prefiro participar da festa do futebol agora, mesmo sem a presença do querido Canário Impiedoso, do que ficar curtindo um pseudo complexo de inferioridade que tenta me colocar como um garoto chorão, ao invés de um adulto enfrentando a realidade da vida esportiva, onde tenho a clareza de entender que sou bastante maduro para viver como posso e não como gostaria – no caso em pauta, seria ótimo estar ajudando na remontagem do time para o próximo campeonato da divisão especial 2012. Por isso concordo com a atitude do presidente. Se vou torcer para o Boca Junior será uma decisão de foro intimo, que me dou ao direito de não revelar.

Na semi-automática
- Segunda a foi noite de festa para os melhores do ano de 2011. Destaque para Rafael Grampola que recebeu vários prêmios, entre eles, o de O Melhor do Ano. Coisas do futebol. O Sergipe passou o ano sob o risco de cair para a série A2 para no final, terminar em terceiro lugar, atrás apenas de River Plate e São Domingos, campeão e vice respectivamente, e à frente do maior rival Confiança. Foi o 4º melhor ataque com 26 gols, e a pior defesa, levou 33 gols. Seu ataque formado por Rafael Grampola e Tiago foi o melhor da competição com 20 gols ( 11 e 9).

- Torcedores estancianos começam a comentar sobre a participação do Boca Junior no campeonato sergipano da série A2, jogando no Francão, em Estância.

- Professor Branco corrigindo a pronuncia do Boca JJJunior para Boca RRRuniou, como se pronuncia na Argentina. Professor querido, o Boca nasceu em Cristinápolis/SE, portanto é Boca JJJunior mesmo. Se brincar vira Boca Filho!

- Balão entrou no programa Bola na Rede para dizer que torcedores do Santa Cruz falam do time porque não esquecem da grande campanha do time. No site da Federação Sergipana de Futebol, o Santa Cruz foi penta campeão nos anos 1956, 57, 58, 59 e 60. Quem assistiu, está hoje com 50/51 anos. E Balão vem dizer que é relembrar. Você já era vivo Balão? Parabéns! Tá inteiro! Outra coisa: na relação dos clubes filiados, também não consta Santa Cruz.

- Encontrei com Bananinha e conversamos um pouco. Ele saiu da Liga (LUCAFE). Diz que a excessiva vinculação política está atrapalhando o que outrora era forte e organizada, sem canga. Estou com ele. A Liga tem que ser independente.

Valeu
A contratação do goleiro Ivan e do meia Marquinhos, ambos do São Domingos, pelo Confiança.

Não valeu
A luta de Carivaldo Souza e Milton Dantas na tentativa de manter o Campeonato do Nordeste para este ano.

Não vai dar certo
A reativação do torneio Alagipe. Se com os times de Sergipe e Alagoas no apogeu, esse torneio nunca pegou de verdade, imagine agora com CSA, CRB, Itabaiana, Sergipe e Confiança já decididos em participar com seus times meia-boca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário