segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Tricolor é campeão!!!!


Parabéns a você tricolor

Sábado à tarde. Sol forte. Céu azul. Gramado seco e irregular. Gaivotas sobrevoam o estádio Augusto Franco. Estância está apreensiva. Seus dois times estão no quadrangular final do campeonato sergipano da segunda divisão. O Canarinho do Piauitinga voa até Nossa Senhora das Dores para enfrentar o Dorense. O Leão recebe o América de Propriá.

Do alto dos seus primeiros lugares nos grupos, Estanciano e América jogam por dois resultados iguais. A Boca Junior e Dorense, só a vitória interessa. Pena que a Comissão não escalou um Rogério Lima ou um Cláudio Francisco para apitar essas partidas-espetáculos. Sim. Essas serão as reais partidas decisivas. Somente elas darão aos dois melhores, o galardão de disputar a primeira divisão de 2013. E para grandes shows teria que haver dois grandes maestros.


Mas, nas falta de maestros, servem Maurício Tavares e Jonaldo Simões. O primeiro indicado para o Ariston Azevedo, em Dores. O segundo, para o Francão, em Estância. Esse, não fosse o péssimo futebol apresentado pelas duas equipes, que o manteve alheio às regras, teria se complicado. Nos raros momentos em que foi chamado a intervir, o fez de forma que desagradou a todos. Expulsar um técnico a dez minutos do primeiro tempo por uma simples reclamação foi no mínimo, tremenda falta de bom senso.

No Francão, o maior perigo para a defesa do América era ela própria. É incrível como seus atletas jogam contra o próprio patrimônio. São cabeçadas para trás, chutes na direção do próprio gol, caneladas para dentro da própria área; pena que o Boca Junior não cooperou. Se assim o fizesse, teria goleado. Saiu na frente ainda no primeiro tempo. Recuou e deu espaço para o adversário. Aos quarenta e cinco do segundo tempo: pênalti. Jogo empatado. Obrigação de vencer o tricolor no próximo sábado, em Propriá. Difícil.

Enquanto isso. O Estanciano cantava alto no alto sertão. Fez os três gols da partida. Dois a favor e um contra. Pode perder até por um gol de diferença que passa de fase. E ai vai comemorar a classificação para a primeira divisão 2013. O Dorense não está morto. Mas bastante ferido. Se sair pro ataque, dá chance para a melhor arma que o canarinho vem usando: o contra ataque. Se esperar aquele-que-não-vai, empata o jogo e vê seu adversário sair classificado. Jogo encardido pro time de Dores.

E a beleza do futebol continuou nesse domingo. Muito choro para uma só partida. De um lado, um tricolor correndo atrás de um sonho quase realizado: ser tetra campeão brasileiro. Do outro lado, um verdão correndo prá fugir de uma morte prá lá de anunciada: a volta para a segunda divisão do brasileirão. Ironia. O primeiro time a se classificar para a Libertadores/2013 vai disputar a série B desse mesmo ano. Choro de alegria. Choro de tristeza.

Jogo épico. Tricolor dois a zero. Verdão dois a dois. Tricolor inteiro, completo e reforçando-se. Verdão esfacelado, com dois jogadores em campo apenas fazendo numero, machucados, heróicos. Como heróica foi a partida do artilheiro do campeonato: Fred. Três gols. E não adianta o apitador colocar gol contra na súmula, foi dele. Heróica foi a torcida do Palmeiras. Acreditou até aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo, quando Fred marcou o terceiro. E continuou acreditando, até o apito final. Heróica foi a torcida do Fluminense presente ao estádio Prudentão: quatro mil que gritaram e vibraram por quarenta mil.

Final da partida. Ainda atordoados pela grande batalha vencida a duras penas, frente a um valoroso adversário, os jogadores tricolores não sabiam que já eram os grandes tetracampeões. O grande espírito coletivo do futebol não permitiu que aqueles guerreiros derrotados, assistissem impotentes à festa dos vencedores. Só após o gramado estar com apenas tricolores, é que foi liberado o grito de campeão. Valeu o respeito aos vencidos. Foi o momento maior da grandeza tricolor.

Em nome do amigo-irmão Mário Sérgio, o Pombo saúda a todos os tricolores. Verdadeiros tetracampeões do campeonato brasileiro. Salve o Fluminense!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário