domingo, 18 de novembro de 2012

Deu Canário


Canarinho valente!!!



Final de semana recheado, gordo. No sábado, Estanciano e América carimbaram seus passaportes para a Copa Governo do Estado de Sergipe e para o Campeonato Sergipano de Futebol/2013. Estância explodiu numa festa que varou a madrugada, apesar da tristeza com a não classificação do Boca Junior.

Com a vitória por 2 a 1 na primeira partida em Dores, o Canarinho do Piauitinga podia até perder pela diferença mínima,que estaria classificado para a disputa das duas partidas finais do campeonato da segunda divisão.

Num jogo em que mais uma vez contou com a presença do presidente da Federação José Carivaldo Souza e seu vice Milton Dantas, e de um primeiro tempo apático, com um jogador expulso, o Estanciano voltou para a segunda etapa com outra postura. E foi o bastante para transformar o jogo numa boa disputa. 

Precisando da vitória, o Dorense partiu para o tudo ou nada. E disso se aproveitou o dono da casa para elaborar contra-ataques perigosos. No final, o zero a zero terminou sendo justo para ambos.

Após o apito final do árbitro Rogério Lima da Rocha, a alegria ganhou o gramado, as arquibancadas e as ruas em toda a Estância. Com as declarações convincentes do prefeito eleito Carlos Magno de que a Prefeitura vai formar parceria com o Canarinho para o campeonato de 2013, a empolgada torcida Canarinho Chopp tomou conta da festa e ditou o ritmo da comemoração. Um trio elétrico “ancorou” na porta do estádio Augusto Franco e arrastou a multidão pelo corredor da folia que é a avenida que liga o bairro Alagoas ao Centro da cidade.

Cidade essa que foi dormir no sábado e acordou no domingo de verde e amarelo. A tristeza tomou seu rumo e deixou espaço para o abraço emocionado, para o sorriso escancarado no rosto sofrido desse povo que ama o futebol e adora seu time de guerreiros.

Mesmo com salários atrasados, o Estanciano teimou em quebrar recordes e se manteve à frente de todos os valorosos adversários. Até o momento, fez o maior numero de pontos, o maior numero de gols, o maior numero de vitória, mantém uma invencibilidade espantosa para as condições permitidas, e ainda possui maior média de público e de renda em casa. No jogo do sábado passado, mais quebra de recorde: maior público e maior renda do campeonato. Outro que deverá ser batido na partida final.

Continuando nessa pegada forte, pode-se prever uma grande motivação para as competições que se aproximam. Mantida a comissão técnica e substituindo devidamente os atletas emprestados, que deverão retornar aos clubes de origem, a equipe vai chegar empolgada para 2013. E sua torcida vai fazer a diferença nos estádios. Veio provando isso durante toda a disputa desse campeonato que se encerra. A torcida canária é um show à parte e promete manter o mesmo pique. Aliás, já bastante conhecido. Quem não se lembra de 2010?

Beneficiado pelo regulamento, o América não precisou vencer ao Boca Junior para segurar uma vaga para a primeira divisão. Com dois empates, 1 a 1 no Francão e zero a zero no Durval, o tricolor da ribeirinha vai decidir o campeonato com o canarinho do Piauitinga.

A primeira partida da decisão do campeonato será no próximo sábado, dia 24, em Propriá, no estádio Durval Feitosa. A segunda e final, será dia primeiro de Dezembro, no Francão, em Estância. As duas, às 15h15min.

-o-

A festa também tomou conta do estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, para comemorar a conquista antecipada do tetra brasileiro pelo Fluminense. Tudo muito bem organizado e bonito de se ver.

Mas foi também no Rio, em Volta Redonda, que o Palmeiras não passou de um empate com o Flamengo e viu enquanto retornava de ônibus para São Paulo, a Portuguesa empatar em 2 a 2 com o Grêmio, e confirmar o rebaixamento do alviverde para a segunda divisão, para a série B. A tristeza tomou conta de torcedores e jogadores que ainda acreditavam num milagre. Ficou a lição. Com a conquista da Copa do Brasil, o grupo se acomodou e quando deu por si já era muito tarde para se reabilitar no campeonato.  

No G4 estão definidos os que disputarão a Libertadores 2013 junto com o Palmeiras e o Corinthians. São: Fluminense, Grêmio, Atlético Mineiro e São Paulo.

Três já estão definidos como rebaixados para a série B 2013: Atlético/GO, Figueirense e Palmeiras. Continuam lutando bravamente para não cair: Sport, Bahia e Portuguesa. Um deles deve se juntar aos três primeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário