quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Já deu certo


O inicio, a base....

Minha gente,

Ontem falamos sobre mudanças no futebol brasileiro e dissemos que as mudanças têm que vir de baixo para cima. Dos clubes para a CBF. E não como muitos querem, de cima prá baixo, da CBF para os clubes e, muito menos, de uma imposição do Governo.

O futebol santa catarinense nos deu a amostra maior de que quando os clubes mudam, federação e CBF têm  que acompanhar. Em Santa Catarina os clubes criaram uma Associação onde entre eles decidem e fazem acontecer tudo o que motive e fortaleça o futebol e só depois é que vão à Federação para que esta dê o cunho oficial. Com isso eles chegam sempre apresentando as propostas que ratificadas pela federação, chegam à CBF.

Quem não se lembra da Liga do Nordeste. Começou com muitas discussões, muitas brigas, muita desconfiança. Com o forte trabalho realizado por Milton Dantas e outros visionários, se conseguiu montar e jogar a hoje, Copa do Nordeste. Aos poucos foram chegando os apoios das federações mentoras dos clubes envolvidos e tornada viável, é uma competição que tem total aval da CBF.

A recente subida da Associação Desportiva Confiança para a série C do campeonato brasileiro é outra história de sucesso iniciada no clube. Não fosse a determinação da diretoria proletária e hoje não teríamos um clube sergipano com calendário cheio para todo o ano. Como também não teríamos a motivação no campeonato sergipano para que outro clube lute pela série D e o também busque espaço na C.

Para os mais velhos ou mais interessados, vale lembrar que tempos atrás, tínhamos presidentes de clubes como Robério Garcia, do Sergipe, que conseguia transformar partidas do campeonato em grandes espetáculos oferecendo, por exemplo, flores às mulheres que compareciam ao estádio. Não era a federação que promovia, eram os clubes.

É claro que os clubes precisam das federações e da confederação para tornar válidas as suas iniciativas. Mas não podem continuar como fazem hoje, a reclamar que a mentora não faz o que eles é que deveriam estar fazendo.

Outro cuidado que se deve tomar é o já conhecido clube que começa a crescer e resolve assumir o futebol tomando o comando da federação estadual. Quando isso acontece, ficamos muito próximos das oligarquias que dominam o futebol e apenas se locupletam, veem o próprio umbigo, ao invés que tomar as medidas necessárias para o crescimento geral.  A gloriosa Associação Olímpica Itabaiana chegou ao Pentacampeonato sendo contrária, inimiga da federação. E o nosso futebol era bem maior e melhor que o de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário