quarta-feira, 31 de outubro de 2012

São torneios diferentes




 Carlos Rodrigues - que saudade do gordo....


Ficou definida a fórmula de disputa do campeonato sergipano de futebol de 2013. Será realizado após a Taça Cidade de Aracaju, que começará no dia 13 de janeiro.

Falam de um campeonato com dois turnos. Como pode ser um campeonato, se a campeã da Taça Cidade de Aracaju, que chamam de primeiro turno e que terá oito equipes competidoras, ganha o prêmio de uma das vagas da Copa do Brasil 2014, a que tem direito o futebol sergipano, e não leva nenhum benefício para a disputa seguinte?

No apelidado de segundo turno, que deverá ser chamado de campeonato Chevrolet – inclusive um carro da marca estará sendo disputado, além de um patrocínio em dinheiro – segundo se comenta, dez equipes estarão lutando entre si. A campeã ganha o direito a uma vaga na Copa do Nordeste 2014, a outra vaga da Copa do Brasil 2014 e a vaga do campeonato brasileiro da série D 2014. Sobrando a outra vaga da Copa do Nordeste 2014 para a vice-campeã. As duas últimas na tabela de classificação descerão para a série A2 de 2014.

A forma de disputa dos dois torneios será idêntica. Ambos terão dois turnos, um cruzamento olímpico e duas partidas finais. No primeiro, com dois grupos, as duas melhores equipes de cada grupo irão para o cruzamento. O segundo torneio não haverá grupos e as quatro melhores classificadas irão para o cruzamento olímpico.

No papel está tudo muito bom. Mas como disse o presidente do Confiança Luiz Roberto – “quem vive de promessa é santo. Futebol vive da realidade dos fatos.” Fala-se em grande patrocínio que virá através da Federação. O da Taça Cidade de Aracaju poderá ser o de sempre: do Banese. O do campeonato sergipano Chevrolet 2013, deverá vir da General Motors que será dividido entre a Federação, as equipes participante e talvez até, sobre uma “raspinha” para a imprensa esportiva.

No segundo semestre, o futebol sergipano ficará restrito à disputa da Copa Governo do Estado de Sergipe, com equipes sub 19 cuja campeã ganha a segunda vaga para a Copa São Paulo de Futebol Junior 2014, e o campeonato da segunda divisão, conhecido como série A2 2013.

Em tempo: Estanciano em dificuldade para cumprir compromissos com seus atletas. População liderada por Sidnei e Marcelo Mazzé, se mobiliza para contribuir com a diretoria canarinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário