domingo, 13 de janeiro de 2013

Não gostei da Primeira


Tá entendendo?!!


Confesso que não gostei da primeira rodada da Copa Governo do Estado de Sergipe 2013. Assisti a duas das três partidas realizadas. Uma realizada em Carmopolis e outra em Aracaju.

No estádio Fernando França no sábado, o Dragão Negro de Carmopolis recebeu a visita do Canarinho do Piauitinga. O dono da casa com todas as honras de um time que vinha treinando a mais de 30 dias e que venceu o Confiança na inauguração do estádio Hildebrando Oliveira, no povoado Aguada, município de Carmopolis, entrou em campo como franco favorito.

Até porque, iria enfrentar um time que há mais de 30 dias vem lutando para saber quem o comanda administrativamente. Com 4 presidentes em menos de 60 dias (3 nos últimos 30), o Estanciano não sabia nem se tinha a quantidade mínima de jogadores para essa primeira partida da Copa.

Na hora do aquecimento das equipes, ficou clara a distancia organizacional entre ambos. Enquanto o River Plate aquecia seus quase 20 jogadores, o Estanciano aquecia apenas 13 – os 11 titulares e apenas 2 para o  banco de reservas. Enquanto o River tomava quase metade do lado do gramado em frente ao seu vestiário, o Estanciano aquecia num pequeno quadrado perto do vestiário que lhe foi reservado. Enquanto os jogadores do River Plate realizavam as mais variadas técnicas aeróbicas, até por não terem realizado trabalhos físicos, os do Estanciano visivelmente poupavam energia para o jogo em si.

Assim que a bola rolou, e quem deu o primeiro toque na bola foi Marcel do Estanciano, o River Plate procurou marcar o adversário no seu campo, diminuindo os espaços e fazendo o Canarinho correr. Ficou clara a estratégia do técnico Dario Lourenço, em fazer o Estanciano se desgastar e se tornar presa fácil para uma possível goleada.

Mas, foi o Estanciano quem saiu na frente. Foi o artilheiro Shallon quem fez o primeiro gol da Copa. Num chute forte desferido por Marcel, o goleiro Pablo rebateu e Shallon apareceu oportunista como sempre, para abrir o placar.

O Dragão Negro empatou na saída de bola. Não deu tempo nem da torcida Canarinho Chopp comemorar. Num cruzamento na área, Leandro Kivel cabeceou e venceu a perícia do goleiro Clésio. Tudo isso aos 21 e 22 minutos do primeiro tempo.

Na segunda etapa, apesar da superioridade do time de Carmopolis, o gol da virada somente aconteceu aos 39 do segundo tempo, num pênalti marcado sobre uma falta que não existiu. E o terceiro gol tricolor veio a sair aos 46, quando o Canarinho já não contava com dois dos seus atletas dentro do campo.

No domingo, no estádio Lourival Batista, o Sergipe foi o anfitrião do América de Propriá. Depois de um primeiro tempo sofrível, o retorno das equipes para a etapa complementar trouxe mais colorido para a partida. Com as mudanças realizadas pelo técnico Givanildo Sales, o time rubro melhor se posicionou em campo e venceu o jogo com um gol de bola parada de Deivid Coió.

Diferente da partida de abertura em Carmopolis, não havia muita diferença entre as equipes do Sergipe e do América. Ambas passaram por momentos administrativos turbulentos, e só durante a ultima semana é que começaram a receber os atletas para a formação dos elencos.

Abri o comentário afirmando que não gostei das partidas até agora realizadas. Justifico.

Enquanto alguns viram como boas as equipes do Estanciano e do América. Eu vi como ruins as equipes do River Plate e do Sergipe. Vejo que se queremos melhorar o nível do nosso futebol, temos que ter consciência de que tanto River quanto Sergipe, não podem apresentar para suas torcidas, elencos com tão baixa qualidade técnica.

Entendo que não foram Estanciano e América que formaram bons elencos e que por isso demonstraram poder diante de River e Sergipe. Esses últimos é que não contrataram elencos tecnicamente qualificados. E são eles que têm que dar o tom da qualidade técnica ao campeonato e não os dois primeiros.

Estanciano e América não venderam caro a derrota. Seus adversários é que não foram suficientemente capazes de jogar bem e vencerem, demonstrando o grau de superioridade adequado para equipes que têm a obrigação de puxarem a fila, de serem os melhores.

Não gostei da qualidade técnica apresentada pelas equipes. Não gostei de ver dois dos maiores times do Estado, lutando desesperadamente para vencer tão frágeis adversários. não foram os elencos de Estanciano e América que melhoraram, foram os de River Plate e Sergipe que perderam em qualidade. E isso é péssimo para o nosso futebol. Se não houver uma rápida reação dessas duas poderosas equipes, estaremos nivelando por baixo a qualidade técnica desse futebol sergipano tão criticado por torcedores, dirigentes e imprensa especializada.

Os resultados: River Plate 3 x 1 Estanciano. Sergipe 1 x 0 América. Boca Junior 0 x 2 Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário