sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ainda as dores do crscimento


Santa dor!
Na nossa conversa de ontem falei que o empate entre Confiança e Souza tinha deixado um sinal de algo de bom que vem acontecendo no nosso futebol, que é a melhoria técnica do time proletário. Coisa que alguns apressados não entenderam e questionaram como o time melhorou se venceu em Souza e empatou em casa.


Repito que não estou preocupado com os resultados porque vejo que nosso nível técnico é muito baixo e que teremos de nos esforçar bastante para sairmos desse patamar. Mas o Confiança vem avançando muito nesse aspecto.

A campanha até agora e que pode ainda melhorar, é considerada uma das melhores. Até porque a decantada (prá quem  gosta de viver de passado) campanha “Vamos Subir Dragão”, foi uma disputa a nível série D, sem os poderosos Sport Recife e Fortaleza de agora – ou você duvida que eles sejam fortes? O Fortaleza raspou subir para a série B e o Sport desceu da série A, e já estão reforçando seus times para lutar prá subir de série.

Disse aqui que o Confiança vem imbatível nos campeonatos juniores da Federação Sergipana de Futebol em todas as categorias sub. E afirmei que com o atual elenco, o Dragão ganha fácil, com um pé às costas, o campeonato profissional da primeira divisão desse ano.

Para reforçar meus argumentos, os jogos da noite pelas Copas do Nordeste e Governo do Estado de Sergipe trouxeram resultados mais que convincentes.

Ora, qual o nível de um futebol em que o glorioso Club Sportivo Sergipe empata se gols com um  “pega-na-rua” do Olímpico em pleno Batistão?  A que nível está um River Plate que jogando em casa no seu maravilhoso estádio, é goleado por 3 a 1 por um Lagarto que não havia vencido ninguém? Qual o nível técnico de um Itabaiana que faz 3 a 1 no Médici e é goleado por 4 a 1 pelo ABC, em Natal?

É esse o nível do futebol que queremos? Que convidamos o torcedor a comparecer para prestigiar sua fraca equipe? Que cobramos presença de público nos estádios sem oferecer a esse público, um espetáculo digno de ser assistido?  Que numa noite de bom jogo temos o banheiro da imprensa sem água e entupido, podre, mostrando o descaso com que somos tratados aos visitantes? Que uma hora antes do inicio da partida o cronista não tem lugar onde por seu carro, porque o estacionamento a ele reservado está cheio de veículos de quem não trabalha na imprensa?

Faz-se urgente a melhoria do nosso futebol. No todo. Jogadores, Técnicos, Dirigentes, Gestores, Federação, Imprensa, todos os entes ligados direta ou indiretamente ao futebol.

Por isso que acredito no projeto proletário de ir sistematicamente melhorando a qualidade técnica do seu plantel, através do aporte financeiro gerado nas categorias de base – a matéria prima, e o investimento no elenco profissional – desde jogadores a comissões técnicas.

Também por isso que não discuto sobre partidas e jogadores. Não vou chamar você para assistir uma grande vitória do Confiança no próximo domingo. O time do Sport Recife é bem melhor que o do Dragão e deve vencer. Mas te convido para assistir um bom espetáculo de futebol. E se os deuses do futebol assim permitirem, não reclamaria se desse uma zebra e o time azulino saísse vencedor. Quem sabe? Seria bom demais! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário