quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Começa hoje


Enfim, o campeonato sergipano de fato
Hoje sim, começa o campeonato sergipano. A Segundona e Meia foi apenas um “fazendo hora” para o certame real onde o título vale vaga na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e na Série D do Campeonato Brasileiro.

Alguém pode estar achando que Sergipe e River Plate estejam em vantagem contra Confiança e Itabaiana porque disputaram a Segundona e Meia. Ledo engano. Ambos vêem de uma disputa onde o nível técnico foi o mesmo da segunda divisão, muito baixo. Quem deveria estar em vantagem era exatamente os dois últimos por estarem vindo da disputa de uma Copa do Nordeste com um nível técnico bastante superior ao praticado por aqui.

Quando expus por aqui que era um absurdo Confiança e Itabaiana estarem saindo da Copa do Nordeste e buscando reforços para seus elencos, fui criticado. Os mais apressados defensores azulinos e tricolores não entenderam que os dirigentes deram provas concretas de que não priorizaram uma melhor campanha na Copa, devido a uma visão deturpada de que com o campeonato sergipano conseguiriam vagas para os três torneios da CBF.

Ora, com uma melhor campanha na Copa do Nordeste, suas equipes sairiam fortes o bastante para vencer o campeonato sergipano “com um pé nas costas”.  Se fosse o caso, talvez até dispensando alguns jogadores mais caros e contratando outros menos onerosos, economizando os recursos captados com as partidas disputadas na segunda fase e com casa cheia. Afinal, quem não iria ao estádio para assistir Confiança e/ou Itabaiana disputando partidas semifinais e finais da Copa do Nordeste?

Não fizeram o que devia e deixaram de ganhar no presente para investir num futuro incerto – até porque ninguém garante que um dos dois hoje, seja disparado favorito ao título. Deixaram Sergipe e River Plate “engrossar o pescoço” e vão ter que conviver com essa dura realidade. Isso sem falar nos chamados azarões que podem de repente, atropelar a todos e melar sonhos. Lembram do América? Do River Plate? Do sempre perigoso Olímpico?

Mas eu dizia que começa hoje de verdade, o campeonato sergipano de futebol profissional 2013.

O Confiança vai enfrentar ao América no estádio Vavazão, em Maruim. Gramado péssimo, iluminação ruim, acomodações sofríveis. Para piorar, ninguém sabe-ninguém viu o time tricolor da ribeirinha. Segundo o presidente Joaquim Feitosa, um bom time que vai surpreender no campeonato. A torcida proletária espera que não comece hoje essa surpresa. É bom lembrar que o Dragão do Bairro Industrial é o time da moda, é o time a ser batido por todos.

No Batistão o Sergipe enfrenta ao Lagarto. O time colorado deve enfrentar uma pedreira pela frente que é esse time dirigido pelo competente Fernando Dourado.  Se a diretoria periquita conseguiu diminuir as dividas com os atletas, o time alviverde pode fazer uma graça e melar o entusiasmo rubro após o título de campeão da Segundona e Meia.

Em casa, o Itabaiana recebe o reforçado Boca da Estância. Com cinco reforços, o tricolor da serra vai lutar para provar prá sua torcida de que se foi mal na Copa do Nordeste, quer fazer bonito no campeonato. Porém deve tomar cuidado com um Boca Junior que trabalha silenciosamente mais com a firmeza dos que sabem o que querem e para onde vai. O Leão do Piauitinga recebeu a vaga para a primeira divisão com a desistência do São Domingos e vai fazer de tudo para não ter que retornar a segunda divisão. Como a necessidade é que torna forte e valente qualquer ser, é importante que o Itabaiana abra do olho para não ser surpreendido na estréia e dentro de casa.

O Estanciano tem uma dura tarefa na noite de hoje no Francão. Sob o aplauso da sua exigente torcida, o Canarinho do Piauitinga vai enfrentar um River Plate que está reforçado e com novo e competente comando técnico – Jorge Replay. Por si só o River é um time a ser respeitado. Com jogadores que estão chegando e querendo mostrar serviço, com os jogadores que já estavam no elenco lutando para permanecer na equipe e com a motivação de um novo comandante, com certeza que o Dragão Negro de Carmopolis será muito perigoso e difícil de ser batido.

Socorrense e Olímpico foi transferido para amanhã.

Todos os jogos começarão às 20:15horas. Atendendo à Imprensa Esportiva a Federação Sergipana de Futebol Profissional deu esses preciosos quinze minutos para que as equipes possam deixar o torcedor bem informado de como irá jogar o seu time do coração.

A Federação fechou acordo com a Polícia de que nenhuma bebida seja vendida no estádio Batistão em garrafas ou latas. Agora o liquido será acondicionado em copos descartáveis. Uma medida inteligente que esperamos, seja válida também para todos os estádios sergipanos.

Estaremos na latinha pela rádio Cultura AM 670 em Maruim, transmitindo América  x Confiança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário