terça-feira, 18 de março de 2014

Tem, tem sim



E deu Dragão....

Minha gente, povo meu, afinal clássico tem ou não tem favorito?

A prática mostrou que tem. A necessidade e a qualidade fazem um time favorito em qualquer jogo.

Afirmei aqui que o Confiança era o favorito para a partida contra o Sergipe no clássico dos 159 anos de Aracaju. E o fiz com argumento baseado na necessidade do elenco do Confiança mostrar para Betinho, técnico substituto do Givanildo Sales, que têm qualidade para jogar no Dragão do bairro Industrial.

Muitos apressados acreditaram que estava motivando o time do Sergipe para dar uma goleada no time proletário, dentre outros argumentos tão furados quanto esse. Aliás, a falta de boa vontade e de uma melhor observação, faz com que os corações falem mais alto que a razão e por isso, se criam clichês muristas (aqueles em que se fica em cima do muro e se tem a chance de sempre acertar a resposta, seja a vitória de um ou de outro).

É mais fácil usar um clichê como o tal “clássico é clássico e vice versa” ou ainda “em clássico não tem favorito”, do que analisar friamente os dois times, verificar qual que tem maior motivação para vencer e a partir daí, indicar um possível vencedor.

Você pode está pensando: - Tá Washington, você acertou neste jogo, e se tivesse errado?

A resposta é simples: - Iria te explicar o porquê fiz a previsão da vitória e analisando o jogo, mostrar o que levou o possível perdedor a vencer a partida. Sem a neura de estar errado e estar tentando explicar o inexplicável. Ora, não posso errar numa observação? Não posso dizer prá você que errei? É isso que vai tirar a minha credibilidade para com você?

Pense comigo: - você acredita no que digo quando tenho a humildade de lhe dizer que errei num dado momento, ou quando fico em cima do muro e “acerto todas”?

Eu prefiro o ser humano que acerta e erra que aquele perfeito que por pura covardia, se esconde atrás de velhos e manjados clichês para estar sempre com a razão. Aprendi com a vida e com os mais antigos que quanto menos tenho medo de errar, maior a minha possibilidade de acertar, pelo aprendizado constante, evolutivo.


Um comentário:

  1. Você nunca foi de ficar em cima do muro, e pelo que eu sei nunca fugiu da responsabilidade de pedir desculpas e reconhecer seu próprio erro, porque haveria de fazê-lo agora?

    ResponderExcluir