segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

É pouco !


Final de semana que passou os dois grandes times da capital, chamados de locomotivas do futebol sergipano, aos quais devem ser juntado o Itabaiana, realizaram jogos amistosos, com o fito de preparação para a abertura do campeonato na próxima sexta dia 16, com o jogo entre Itabaiana e Olímpico de Itabaianinha, marcado para as 20:30h, no estádio Lourival Batista, em Aracaju. O Confiança, time que será muito cobrado pela sua torcida na luta pelo tricampeonato, venceu ao Rio Branco de Capela por 1 a 0, gol de Nilson Sergipano. Enquanto isso, o Sergipe, há seis anos sem ganhar um campeonato, venceu a Seleção de Rosário do Catete, também por 1 a 0, gol de Osvaldo, segundo em dois jogos-treinos. O técnico Fernando Polozzi deitou falação e declarou que “vencer time amador por 3 a 0 é um resultado negativo”.
Concordo com o Polozzi e quero que você acompanhe o meu raciocínio. Veja só, time profissional quando joga com time amador, leva vantagem em tudo: melhor condicionamento físico, melhor orientação tática, melhor posicionamento e, principalmente no início dos trabalhos como agora, ferrenha disputa por posições na equipe titular. Por tudo isso, vencer por placar inferior a 5, 6 a 0, é demonstrar de que alguma coisa não está sendo bem assimilada, entendida, colocada em prática. É o que nos parece estar acontecendo com os dois times. Por mais festivo que seja o jogo, os jogadores profissionais têm que mostrar muito mais em campo. Não adianta vir com a estória de que é o começo da temporada. Seria, se esses jogadores ficassem realmente parados durante o período de férias. Mas não é isso que acontece. Se for olhar bem, talvez eles joguem mais nas férias que fora delas. São inúmeras partidas de confraternização, jogos beneficentes, etc., etc. Então, se não param de jogar, como perdem o condicionamento técnico ? Fisicamente, talvez, as rodadas de cerveja podem atrapalhar um pouco; mas nada que uma semana de treino não recupere. Portanto, não tem desculpa: falta alguma coisa. E o Polozzi tem razão em chiar.
Agora pior mesmo, foi o São Domingos, um dos nossos representantes na Copa do Brasil, perder para o Boquinhense por 2 a 1, em São Domingos. Técnico Luiz Pondé tem que ligar o sinal de alerta com urgência, com muita urgência.
Confiança sub 18
A equipe de juniores sub 18 do Confiança, com um empate e duas vitórias, está classificada para a segunda fase da Copa São Paulo. Uma boa campanha, é verdade. Agora, o que está sendo dito e escrito é que demonstra o quanto precisa ser profissionalizado o futebol sergipano. E não só os dirigentes, como boa parte da imprensa apaixonada. Ora, o que o time está fazendo, não passa da obrigação. Esperava-se o que ? Que o Lima não tivesse capacidade e competência para comandar a equipe ? Que os dirigentes não providenciassem DVD com partidas do time adversário? Que os jogadores não agarrassem com unhas e dentes a grande oportunidade? Qualquer um que esteja de passagem por Sergipe e sintonize um programa esportivo, vai achar no mínimo estranho, tanto alvoroço por uma simples classificação. E não venha dizer que “nunca passamos da primeira fase”, que isso só mostra de forma clara, a incompetência instalada nesse mundo chamado futebol sergipano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário