domingo, 6 de dezembro de 2015

Cada enxadada, uma minhoca


Resultado de imagem para uma enxada e uma minhoca
Será?!!!!

Minha gente, só quatro jogos têm real valor nesta que é a última rodada do campeonato brasileiro da série A. A saber, e pela ordem de importância: Coritiba x Vasco, Figueirense x Fluminense, Corinthians x Avaí e Goiás x São Paulo.

O jogo entre Goiás e São Paulo tem sua importância para a manutenção do tricolor no G4 e a garantia de vaga na Copa Libertadores 2016. Mas para perdê-la teria de além de ser derrotado pelo Goiás, o Internacional seu concorrente direto, teria de golear o Cruzeiro, coisa pouco provável devido a fragilidade do ataque colorado.

Para o Goiás, vale uma possibilidade de sonhar com a saída do Z4. Caso vença, o alviverde sobe para 41 pontos, iguala com o Avaí em numero de pontos e de vitórias, superando-o no melhor saldo de gols.

Corinthians e Avaí fazem um jogo bastante interessante. Para o Timão nada mais que festa, após a ressaca do Hexacampeonato. Para o alvianil de Santa Catarina, um empate já ficaria de bom tamanho se levar em conta que o Vasco poderia até vencer ao Coritiba, porém aplicar uma goleada com diferença de cinco gols já seria sonhar demais. Então a tarefa não é tão difícil quanto seria numa partida em que fosse o Corinthians quem estivesse correndo atrás de pontos.

Figueirense e Fluminense. Só mesmo o coração torcedor para encontrar algo de importante para essa partida em que o Flu entra com a única obrigação de cumprir tabela. Todo desfalcado, com jogadores extenuados devido ao pequeno grupo e o excesso de jogos na temporada, é de se lembrar que quem entra numa partida e que precisa mostrar bola para ver se continua no grupo, quer mais é mostrar serviço individual e não coletivo, como deveria ser para que o time realizasse uma boa partida.

No lado do Figueira é bem diferente. Além de ter o Flu engasgado por mais de nove anos sem vencê-lo, o alvinegro catarinense precisa desesperadamente da vitória para se manter na série A. Tanto quanto ao prestígio e quanto ao lado financeiro, jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida sabem da importância dessa vitória na tarde de hoje. Por isso, por mais que o Fluminense leve a sério o jogo, para seu adversário é o velho “caso de vida ou morte”. Se prá fugir da série B, o Vasco vai precisar mesmo de uma vitória tricolor, esta está muito difícil.

Coritiba e Vasco da Gama. Com 43 pontos, o Coxa Branca joga mais tranquilo e um empate lhe seria de muito bom tamanho. Apesar de que perdendo ele poderia ser ameaçado pelo Figueirense, mas pelo saldo de gols, se fosse goleado.

No outro lado do campo a estória é bem diferente. Nele estará o Vasco da Gama do Rio de Janeiro. Honra e glória do futebol carioca e nacional, com uma enorme torcida, com um baita chamariz financeiro, com uma diretoria quase sem limites para conseguir o que quer, com um time fortemente orientado por um técnico adepto ao “atingir seu objetivo independente dos meios”, e com certeza, um grupo de jogadores que foram trabalhados para sentirem-se “à margem” e que “precisam provar seu valor a cada bola ganha, a cada gol marcado, a cada adversário abatido”. Um time “que tem que lutar contra tudo e contra todos” e que a cada bola disputada “será uma enxadada e uma minhoca”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário