segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Pré-temporadas


Resultado de imagem para sobre pré-temporada na A D Confiança
Dragão bicampeão treina na praia em pleno domingo.

Minha gente, estamos na entressafra do futebol e o sergipano continua com as negociações e treinos fortes para que a disputa do campeonato seja a mais ferrenha dos últimos anos.

Durante o campeonato sempre se fala que determinado time não vai bem porque não fez boa pré-temporada. Ai vem o Estanciano, faz uma mini pré e termina o ano vice-campeão. É o bastante para se chegar à conclusão de que pré-temporada é para clubes grandes, que têm condições de realiza-las, de gastar.

Ora, o que se vê é que esse pensamento está mais que ultrapassado. Primeiro, porque quem realmente tem condições de gastar, o faz visando o melhor retorno possível e não apenas para aliviar o peso da grana no bolso. Segundo, porque quem sabe onde está indo tem muito mais chance de chegar que quem vai decidindo o que fazer a cada curva.

A prova do disso está numa reportagem do Globo.com que trás o gerente de futebol do Corinthians Edu Gaspar, falando das pré-temporadas passadas e da que o Timão está realizando nesse momento em São Paulo, mas que vai para os Estados Unidos onde disputará um torneio contra grandes equipes para “entrar na Libertadores atropelando”.

E o Edu Gaspar fala exatamente do que era feito antes no próprio Timão e em outros times. Após os primeiros trabalhos físicos-técnicos, os times procuravam times pequenos ou medianos e os enchia de gols. Depois partiam para as disputas mais fortes e verificavam que o time não estava tão bem como se pensava.

Normalmente como se faz aqui, os times treinam, fazem pequenos amistosos e entram pro campeonato sem realmente ter a noção da qualidade técnica do seu grupo. Quando se vê está precisando reforçar um time que ainda nem fez seus jogos mais importantes.

Sabe-se que o torcedor sempre quer seu time vencendo todas as partidas possíveis. Principalmente que comece o ano vencendo bem e às vezes não importa quem. Mas é à diretoria que cabe tomar as providencias para que o time se saia bem durante toda a temporada.

Com isso fica a sugestão e o exemplo do Corinthians para ser seguido. Deve-se fazer pré-temporada e jogar contra times que forcem o grupo em formação a dar o melhor de si para que com isso o treinador possa ter uma visão real do elenco que possui nas mãos. Com suas qualidades e com os seus limites/defeitos para que possa tomar as providencias devidas antes da entrada da disputa mais importante.

Só prá lembrar: Em 2016, tem calendário o Confiança, bicampeão, e com direito a disputar o campeonato sergipano, a copa do nordeste, a copa do Brasil e a série C. O Estanciano, vice-campeão, com direito a campeonato sergipano, copa do nordeste e copa do Brasil. Todos os outros só terão algo mais a fazer se conseguir o título ou o vice-campeonato para disputar a série D deste ano. 

O Confiança está quase pronto para as disputas. Manteve grande parte do elenco bicampeão e ainda está reforçando. O Estanciano que fez o inverso do Dragão e ficou com apenas alguns do time vice-campeão, precisará fazer um bom campeonato para ficar entre os dois primeiros e manter calendário para 2017.

Para os demais inclusive o Sergipe que começou bem cedo sua pré-temporada, o campeonato será um verdadeiro tudo ou nada. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário