segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Flamengo, Corinthians e Estanciano, os grandes vencedores do domingo

Aê! O Estanciano tirou o pé do lodo e venceu a primeira partida na primeira divisão do campeonato sergipano. Depois do susto, aos 46 do segundo tempo, o Confiança venceu ao Socorrense. O Sergipe perdeu mais uma. Marcelo Sergipano perdeu na estréia no América, e o Guarani segue invicto no seu apertado estádio. No Rio, o Fluminense perdeu vaga para a decisão da Taça Guanabara e o Flamengo despachou o Botafogo. Em São Paulo, o Corinthians não tomou conhecimento do poderio santista, e o Palmeiras não passou de um empate em branco com o Mogi.

Pois é! Quando falei que o Estanciano tinha que fazer mudanças no time que vinha perdendo, muita gente falou que estava contra o treinador Luiz Pondé. Ora minha gente, não sou amigo do Pondé para esconder dele aquilo que acredito não estar correto. Amigo de verdade diz o que o outro precisa ouvir, mesmo correndo o risco de não ser bem compreendido. E me considero amigo do grande treinador. Por isso pedi, e vi que quando mudou, o Canarinho Impiedoso venceu ao São Domingos por 1 a 0. Gol de Viola, mais um que merece estar entre os titulares. Falei.

Gente boa, pres’tenção! Sábado fui a Aracaju para narrar o jogo entre Confiança e Socorrense. Claro que qualquer um, com um mínimo de bom senso e sem muito conhecimento do futebol sergipano, diria que o Dragão do Bairro Industrial era franco favorito no jogo. Time bom, conhecido de todos, treinador campeão, etc. etc. etc. Só que esqueceram de avisar ao Socorrense, que o time alviazul precisava de uma vitória. Resultado: Seninha abriu o placar aos 3 minutos do primeiro tempo.

Ai o bicho pegou. Rocha chamou de “quatro gatos pingados” parte da torcida proletária que reclamava perto do banco de reservas. O time não acertava um passe. O Socorrense ficou assustado, sem saber o que fazer. Afinal, algo estava fora do roteiro: não era pro Socorrense, era pro Confiança estar vencendo. Pimenta bem que procurou dizer pro seu time, que time pequeno pode vencer time grande e mal arrumado. Mas nada conseguia convencer aos quase canarinhos que, apesar de não natural, eles podiam sim manter a vitoria frente ao poderoso Confiança.

Aos trancos e barrancos, o Confiança conseguiu deixar mais tranqüilos os jogadores comandados por Pimenta. Aos 41 do segundo tempo, meio sem querer, Jadilson empatou a partida. Ambos os times respiraram aliviados. O Socorrense porque finalmente recebeu o gol proletário, algo ansiosamente esperado durante toda a partida. O Confiança, porque num toque de lucidez, notara que era ele o time grande, de grande torcida, e que deveria vencer a partida, como estava no script desde que a tabela fora confeccionada. Então, aos 46 do segundo, coube ao maestro Ciro fazer relaxar a todos, com um gol de cabeça, que decretou a virada no placar e o retorno da naturalidade à partida. Sorte do Rocha, azar do Pimenta, que se quiser manter seu time na primeira divisão, vai ter que fazê-lo entender que não é pecado vencer ao Confiança.

Aliás, foi assim que entendeu o time do Boavista, na semifinal da Taça Guanabara. Empatou em 2 a 2 no tempo normal de jogo. E depois despachou o Fluminense na disputa de pênaltis por 4 a 2. É assim, time grande que não se impõe dentro de campo, tem mais é que toma chinelada mesmo.

O Flamengo fez uma partida desastrosa contra o Botafogo, na outra semifinal da Taça Guanabara. Angelim fez para o rubro negro, e Loco Abreu empatou para o fogão. Nos pênaltis, o Fla venceu por 3 a 1. A decisão ficará entre Flamengo e Boavista.

Após uma semana de homenagens para Ronaldo Fenômeno, que requereu aposentadoria, mais uma foi prestada pelo Corinthians neste domingo. Mas a festa mesmo ficou completa com a vitória do Timão por 3 a 1 sobre o Santos, com direito a gol por cobertura do Liédson.

Com a derrota para o Itabaiana por 1 a 0, é possível que a diretoria do Sergipe agilize a contratação de um comandante técnico. Falam em efetivar Chicão. Não acredito. Agora realmente empossada, a nova diretoria não pode ficar perdendo tempo com experiências. Não é o momento.

Marcelo Sergipano estreou no América de Propriá e perdeu dentro de casa para o perigoso River Plate. Torço pelo sucesso do Marcelo e acredito que ele tem que solicitar contratações à diretoria americana. O time é fraco e sem opções.

Fazendo valer o mando de campo, do apertado campo do Caio Feitosa, o Guarani venceu ao instável Olímpico por 2 a 0. Com isso o técnico Paulo Silva vai mantendo seu time numa boa posição no campeonato.

Estanciano tem uma semana para acertar as linhas para o grande jogo do domingo, quando recebe a visita do Itabaiana na Vila mais charmosa do futebol sergipano. É tempo precioso para colocar os novos contratados no time, e aproveitar a vitória contra o São Domingos, para motivar a torcida e conseguir uma boa renda.

Quarta tem River Plate e Botafogo no Batistão, pela Copa do Brasil. Como não vai disputar a final da Taça Guanabara, o Fogão deverá vir completo para tentar evitar a segunda partida, no Engenhão, no Rio. Para o River, só a vitória interessa, para continuar na disputa e quem sabe, chegar a brigar por uma vaga para a Libertadores.

Outro que quer continuar na briga, mas tem uma partida dificílima também na quarta-feira é o São Domingos. O time do Ribeiro Neto vai a Salvador/BA, pegar o agora embalado Bahia que venceu o maior rival Vitória por 2 a 0, pelo campeonato baiano, e precisa de sabedoria e muito futebol para trazer a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.
Té mais vê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário