sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ô, mais respeito aê!

Com a vitória do Santos sobre o Vélez Sarsfield da Argentina, por 1 a 0 no tempo normal e por 4 a 2 nos pênaltis. Do Corinthians sobre o Vasco por 1 a 0, gol de Paulinho aos 42 do segundo tempo. O futebol brasileiro já é vice campeão da Copa Libertadores.

Infelizmente teve que ser assim. Dos quatro que estavam na disputa, dois teriam de sair. Saíram Vasco e Fluminense, os dois do Rio de Janeiro. Ficaram os dois de São Paulo e agora, são eles que irão decidir quem vai prá final.

-o-

Mais uma vez o técnico Nadélio Rocha é escolhido como o melhor do futebol sergipano. Os clubes gastam os tubos para contratarem treinadores de fora e ao final do campeonato, Rocha pontifica como o melhor entre os melhores.

Por que não se dá prá ele a mesma chance que se dá aos que aqui chegam? Por que não se monta grande e qualificado elenco e coloca em suas mãos? Se ele consegue ser o melhor com equipes que apenas “dão pro gasto”, imagina se faz uma boa pré-temporada e tem condição de formar um grupo coeso e harmônico dentro de campo?  Parabéns ao grande Nadélio Rocha.

-o-

Estão definidos os quatro semifinalistas da Copa do Brasil: São Paulo, Palmeiras, Coritiba e Grêmio. Grandes equipes que farão grandes jogos decisivos.

O Palmeiras começa a dizer prá que veio e seu técnico Luiz Felipe, consegue manter o bom nível do seu elenco a cada jogo.

No São Paulo, o desgastado Emerson Leão conseguiu recuperar o ala esquerdo Cortez, e está conseguindo também melhor utilizar o bom Lucas, bem como o meia Jadson, bem coadjuvado por Luiz Fabiano.

Vanderley Luxemburgo mudou de postura no Grêmio. Diferente do apenas teórico estrategista do Flamengo, com um elenco um pouco melhor, está fazendo o time do Grêmio surpreender na Copa.

Assim como no ano passado, mais uma vez o Coritiba faz bonito e chega às finais da Copa.

-o-

Tremenda falta de respeito de Lagarto e São Domingos. Todos tinham conhecimento da realização da Copa Governo do Estado. Todos se comprometeram a participar. Até porque tudo já estava definido no próprio regulamento do campeonato.

Não importa se é copa essa ou aquela. Se todos cobram que o futebol seja tratado como profissional; se todos cobram que se tenha um mínimo de planejamento; se todos cobram que sejam realizadas competições que mantenham as equipes atuando; se todos cobram os patrocínios que ajudem nas despesas; se é um evento oficial da Federação Sergipana de Futebol; como podem simplesmente avisar que não vão participar?

Não se pode fazer nada sem um mínimo de planejamento. E planejamento é ou deve ser feito para toda uma temporada. Como pode no meio da mesma, apenas avisar que “assim eu não brinco mais”?

Pode-se até alegar que tem dividas do campeonato que não foram pagas; pode-se alegar que é um torneio curto para uma despesa superior à possibilidade de captação de recursos; só não pode esquecer que essa Copa é basicamente o filé do campeonato.

Exceto o campeão do Estado, que vai disputar a série D do campeonato brasileiro, os 6 melhores são os convidados. Seriam grandes jogos, se os clubes mantivessem seus elencos.

Mas como sempre, fala-se uma coisa e faz-se outra. Os mesmo dirigentes que cobram calendário definido, competições para seus clubes, manutenção de elenco, e todos os blás blás mais; não cumprem o acordado e simplesmente decidem unilateralmente não participar. Pronto. Simples assim.

E como fica Federação, os demais clubes, o Patrocinador, o torcedor, a imprensa esportiva, os vendedores, o pessoal da arbitragem, todos os que se programaram para realização a Copa? Deixam tudo prá lá também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário