quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bom de ver, muito bom

Neymar comemora o primeiro gol do Brasil
Muito bom o jogo que a Seleção Brasileira realizou contra o bom time dos Estados Unidos.

É muito fácil dizer isso após uma vitória por 4 a 1.

Mas o placar não foi o grande nome do espetáculo. O verdadeiro espetáculo está na forma de jogar que a Seleção vem aplicando.

Com uma marcação firme e praticamente não deixando o time adversário sair jogando.

Alguns analistas com a má vontade de sempre, se deram ao direito de reclamar que houve lances irregulares em gols brasileiros.

Juninho Pernambucano convidado pelo Sportv, chegou a dizer após o Brasil fazer o seu quarto gol, que o placar era “um pouco exagerado” porque o time americano tinha atacado mais que o brasileiro.

E era verdade. Só que o Brasil foi muito mais eficiente que os Estados Unidos. Qual a culpa de Marcelo e Neymar passearem pelo lado esquerdo do violento time americano?

A grande mudança no time brasileiro está na postura, na forma de encarar os adversários com força e com vontade de fazer o placar. Marca a saída de bola e quando a retoma parte dali mesmo para o gol adversário.

Não mais recuamos bolas para a defesa quando estamos no ataque. Como fazíamos há até pouco tempo. 

Quem não lembra o time atacando pelo lado esquerdo, no bico da grande área adversária, e começava a tocar a bola para trás, chegando ao goleiro que tinha de recomeçar todo o plano de ataque.

Jogadores jovens, com vontade de jogar, humildes o bastante para se dedicarem à marcação na saída de bola do outro time, tomando a bola e saindo em velocidade e na direção do gol.

É assim que deve ser jogado o futebol. É assim que está jogando essa Seleção. Não é por que venceu as duas partidas que realizou nessa turnê de quatro jogos.

É porque além de estar jogando contra seleções que estão em preparação para uma grande competição, a Eurocopa, o Brasil vem mostrando que tem talentos jovens para realizar uma  grande participação nos Jogos Olímpicos.

As vitórias são bem vindas. Mas o vistoso futebol solidário apresentado pelo time brasileiro é que está deixando satisfeitos todos os que o tem assistido.

Uma nova ordem começa a ser implantada no futebol mundial. A ordem do futebol de marcação, mas com arte e prazer de jogar bola.

Sobre quais os jogadores que estão aproveitando a oportunidade de estar na Seleção. Anote aí: Rafael, Danilo, Thiago, Juan, Marcelo, Sandro, Romulo, Oscar - cérebro, Neymar. Damião está com problemas técnicos – não consegue dominar bem a bola; Hulk não tem o entrosamento, nem combina com a leveza técnica desse time; o Pato pode ser bastante útil, se  conseguir ficar longe das lesões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário