segunda-feira, 22 de junho de 2015

De um time mais cascudo


Minha gente, a seleção brasileira de futebol fez mais um jogo pela Copa América e com Neymar suspenso, descobriu que Robinho não pode ficar no banco de reservas desse time.

O camisa 20 entrou e jogou com a tranquilidade e a segurança de quem tem estrada na seleção e em grandes jogos. Somou e muito para o time e se destacou pela participação no grupo e não pelo individualismo.

Roberto Firmino também mostrou que está em melhor momento que Diego Tardeli e Tiago Silva definitivamente, assumiu a vaga de David Luiz na zaga. Outro que vem demonstrando muita personalidade nesses tempos bicudos verde-amarelo é o Willian. Vem jogando muito.

Estamos com uma seleção que não tem nomes de peso, apesar de eles existirem entre os nossos jogadores. Não concordo com os que afirmam que não temos bons jogadores na atualidade do nosso futebol. Temos sim. Temos jogadores do quilate do Robinho, do Kaká, do Miranda, do Fred do Fluminense, do Daniel Alves, do Zé Roberto do Palmeiras, do Michel Bastos do São Paulo, do Luiz Fabiano, entre outros, que são jogadores com boa rodagem e com muito futebol para representar nosso país.

Depois do desastre na Copa do Mundo de 2014 apressados como somos, resolvemos renovar a seleção e para isso decidimos que os que dela participaram não teriam mais chances. Ora, não podemos simplesmente dispensar um grupo com grande experiência, mas que errou num dado momento e colocar outro grupo inexperiente para representar um futebol sempre visto como um dos melhores do mundo.

Claro que Neymar é um grande jogador. Mas ainda está em formação. Foi colocada uma tarja de capitão no seu braço esquerdo e ele entendeu ser o dono do time. Por ser mais fácil, o atual comandante deixou que Neymar decidisse tudo dentro de campo. Como vinha dando mais ou menos certo, com os famosos números mostrando uma enganosa invencibilidade, foi-se vivendo nessa ilusão. No primeiro momento realmente tenso e decisivo, quando se precisou de algo além de dribles e beicinhos, na hora em que se precisou do homem formado nas dificuldades da vida, o garoto não suportou e como todos que estão com medo fazem ele também fez: reagiu com violência, com arrogância. Terminou com uma suspensão por 4 jogos e fora da Copa.

O jogo contra a Venezuela mostrou mais uma vez que não estamos prontos para os grandes desafios que uma seleção representativa do futebol brasileiro tem que passar. Após fazer 2 a 0, nosso comandante mostrou quanto pouco entende na hora de encarar algo mais cascudo. De repente com a desculpa de que precisava de homens grandes para enfrentar o poderoso ataque venezuelano, ele sacou dois atacantes (Firmino e Robinho) e colocou dois zagueiros (David Luiz e Marquinhos). E com isso ficou à mercê do time adversário que passou a trabalhar numa linha contra a defesa, fez um gol e por pouco não empata o jogo.

Precisamos de mais experiência. Não é apenas ter sido um bom jogador e campeão com a seleção que faz do técnico do nosso elenco um experiente técnico. Seus conhecimentos dentro das quatro linhas não lhe dão o respaldo para ser o grande técnico que nosso time precisa. Aliás, são poucos os casos de bons jogadores que fizeram carreiras como bons técnicos sem ter ralado bastante antes de chegar ao posto maior que é a seleção. O Dunga não fez um bom trabalho quando esteve à frente do Internacional de Porto Alegre.

Bem, a seleção conseguiu a classificação para a próxima fase da Copa América. Todo mundo tentou explicar o jogo mediano que o time realizou e obviamente não convenceu.  Mas, passamos e vamos enfrentar o Paraguai no sábado que vem. É um bom começo para esse time que vai ter que disputar a perigosa Eliminatória para a Copa do Mundo de 2018. A competição atual deixa mais que claro o quanto será difícil para o Brasil carimbar seu passaporte para os jogos na Rússia, se até lá os Estados Unidos não consigam levar para seu território a disputa.

Os jogos recomeçam na quarta-feira, com Chile x Uruguai; na quinta, com Bolívia x Peru; na sexta, com Argentina x Colômbia, todos às 20:30horas. Brasil joga no sábado, às 18:30horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário