segunda-feira, 8 de junho de 2015

O peso da pressão



Minha gente, o elenco do Confiança continua dando provas de que não é ainda um grupo que suporte pressão. Quanto mais pressionado, menos corresponde. E o pior é que isso não é coisa que se mude com conversa e com cobrança. Isso, para o grupo, é coisa que se resolve contratando pessoas que tenham ultrapassado esse limite de pressão e que deem resultados melhores quando pressionadas.

É fácil de você observar.  Lembre-se de Emerson Sheik: em todos os jogos decisivos ele é destaque. Veja o Neymar: quanto mais difícil a partida, mais ele se destaca. Lembram-se do Ronaldo Fenômeno? Quanto mais a torcida do Corinthians cobrava, mais ele correspondia em campo.

Assim como esses, muitos outros jogadores de menor talento e num nível mediano conseguem superar períodos de pressão, dando uma resposta positiva no seu trabalho. Isso vale para todos nós. Têm aqueles que não suportam pressão. Têm outros que quanto mais pressionados melhor trabalham.

É por isso que sempre se deve contratar pessoas “com mais rodagem”, que já tenham passado por situações idênticas ou superiores para que possam ultrapassar e influenciar aos demais a passarem por essas dificuldades.

Veja você que no campeonato sergipano esse mesmo grupo conseguiu se sair bem chegando ao bicampeonato. Num primeiro momento deixa transparecer que é apenas uma questão de qualidade técnica. Também o é. Mas o principal problema está na não superação da pressão de trabalhar num certame com nível superior de cobrança.

A qualidade é importante. Mas lembre de Neymar e Ganso. Os dois subiram no time do Santos e surgiram como dois grandes craques, mas só Neymar realmente vingou como tal. Por que? Pela superação da pressão. Neymar é mestre no quesito. Veja nos jogos em que ele é caçado em campo. Quando mais batem, mais ele parte prá cima. E juntando essa força com a qualidade técnica....

O Ganso? Continua tentando provar que é craque. Tem qualidade. É muito bom. Porém falta a gana do Neymar. Falta superar os desafios, a pressão.

Então prá fechar: o Confiança precisa mudar. Trazer alguém com um ponto a mais no quesito “güentar” e superar  pressão. Onde? Ai é com a diretoria (até porque pode ser que ela também precise desse “ponto a mais”). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário