quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Mudanças na disputa

Carivaldo participou da audiência (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
Presidente Carivaldo Souza


Acompanhando o noticiário esportivo, tomei conhecimento das mudanças que a Federação Sergipana de Futebol vai implementar  no campeonato sergipano de 2015.

Dentre as sugeridas observamos que a pré-temporada vai começar em janeiro e que o campeonato será realizado entre fevereiro e maio.

Em apenas duas quartas-feiras teremos jogos pelo campeonato, todos os demais serão realizados nos finais de semana, deixando livre o meio de semana para a disputa da Copa do Nordeste.

A Copa Governo do Estado será realizada no segundo semestre. Não dará vaga para a Copa do Brasil, mas terá um patrocinador para motivar as equipes participantes.

O formato do campeonato deverá ser com grupo único, turno e returno, classificando quatro equipes para as fases de quartas, semi e final, com duas sendo rebaixadas para a série A2 de 2016. Nesse caso, os dois últimos classificados cairão.

A vaga da Copa do Brasil que era disputada na Copa Governo do Estado passará para premiar o vice campeão estadual. E então o campeão ficará com uma vaga da série D do Campeonato Brasileiro, com uma vaga da Copa do Brasil e com uma vaga da Copa do Nordeste.

Para o vice-campeão ficarão uma vaga na Copa do Brasil e uma na Copa do Nordeste.

Estão garantidos na série A de 2015: Confiança, Sergipe, Itabaiana, Socorrense, Estanciano, Lagarto, Coritiba e Amadense. Mais dois, da série A2 que está sendo disputada por Boca Junior, Boquinhense, Aracaju, Dorense, Independente e Maruinense.

Em parte concordo com a Federação. Porém algumas questões precisam ser discutidas no arbitral. Mas discutidas mesmo. Por exemplo:

- em 2015 o patrocinador vai entrar com um valor de premio bem maior que o desse ano (um carro para ser vendido pelo ganhador?)

- como está acontecendo nos demais Estados, a polícia não mais fará a segurança interna dos estádios, existe um consenso de quem fará essa segurança? A Federação? Os clubes? Todos em conjunto?

- alguns clubes estão disputando a série A2 em estádios simplesmente medíocres (caso do estádio de Boquim – quem jogou lá pode provar o que digo) com deficiências gerais. Haverá uma nova vistoria? E se esse estádio não for aprovado nessa nova,  como ficará a equipe?

- numa entrevista, o presidente José Carivaldo declarou que existem time amadores com estruturas mais profissionais que alguns da série A2. Não seria hora da criação da TERCEIRA DIVISÃO?

- um patrocinador para a Copa Governo do Estado. Mesmo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário