segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ainda o Show Canarinho, um comentário mais técnico

Show de Sharlon, vitória do novo líder

Num jogo em que demonstrou segurança e competência, o Estanciano não deu chance ao Lagarto e conseguiu a segunda vitória no campeonato sergipano série A2.

O Lagarto começou pressionando o Canarinho. Chiquinho e Palhinha municiavam Ivan que aprontava correria prá cima de Fernandinho, obrigando Robinho a proteger Cafú, que a todo o momento saia na cobertura do seu ala esquerda. Principalmente porque Isaac também chegava forte pelo lado direito, e sempre levava perigo nas jogadas na linha lateral do campo.

Aos poucos, o Estanciano foi melhorando a marcação e tomando as rédeas da partida. Róbson Luiz, melhor no condicionamento físico-técnico, mostrava o quanto pode ser importante para o time. Ele e Sharlon marcavam a saída de bola do Lagarto, impedia a descida do time esmeraldino e dava oportunidade para a defesa canarinha respirar mais tranqüila.

Numa jogada aparentemente inocente, Leomar veio costurando pelo lado direito, passando pelos adversários; quando vislumbrou o gol de Humberto, meteu um canudo e estufou as redes. Delírio da torcida. Estanciano 1 a 0.

O jogo ficou mais pegado, mais duro. Porém a superioridade técnica do Canarinho ditava o ritmo do jogo. Aos 34, numa falha coletiva da defesa alviverde, Sharlon recebeu na meia-lua, avançou e chutou forte para fazer o seu primeiro na partida e o segundo do time da casa.

Ainda na primeira etapa, aos 45 minutos, numa jogada em que na defesa do Estanciano um esperou pelo outro, André Vieira chutou fraco da pequena área e pegou o goleiro Léo desprevenido. Falha de Léo que assumiu a culpa, gol do Lagarto. Fim do primeiro tempo.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Elenilson Santos que já tinha feito a primeira modificação ainda no primeiro tempo, quando tirou o marcador Carlisson e colocou o meia ofensivo Gabriel Pacheco, mexeu ainda mais no seu time. Tirou Ivan que cansou de lutar sozinho, e colocou Gabriel Fraga para fechar mais o seu meio campo. Depois fez sair o Palhinha para dar lugar para Anderson.

Mesmo com as mudanças, o Lagarto pouco mudou dentro de campo. Com um time limitado, o nervoso Elenilson não conseguiu imprimir um padrão de jogo ao seu elenco. As constantes discussões entre os atletas demonstram que algo precisa ser feito. Talvez seja o momento de troca de comando ou de contratar mais e melhor. Sabe-se por outro lado que o problema está na área administrativa. Salários atrasados, material insuficiente, atletas deixados à própria sorte, fazem parte de um cardápio nada benéfico para o time esmeraldino.

Enquanto isso, numa roubada de bola, Renan serviu a Sharlon na meia direita do ataque. O artilheiro avançou, deixou o zagueiro Junior no chão, mesmo acossado, foi ultrapassando os adversários até chutar forte e ampliar o marcador: 3 a 1. O desespero tomou conta do Lagarto que partiu prá cima do Estanciano na tentativa de diminuir o marcador. Era o que o Estanciano precisava. Com a saída de Róbson Luiz para a entrada de Buiú, o time ficou mais ofensivo apesar de perder em qualidade. Cansado, Flávio deu lugar para a entrada de Thiago que deu mais força na marcação.

Enquanto a torcida começava a pedir olé, o Estanciano tocava conscientemente a bola. Manteve o aperto constante e aos 30 minutos, mais uma vez Sharlon aproveitou o cruzamento da esquerda e fez seu terceiro gol na partida, o quarto do Estanciano.

Destaques para as atuações individuais de atletas como o Sharlon que apesar de não ser virtuoso tecnicamente, é decisivo, é um artilheiro. Outra vez a disciplina tática de Flávio. A melhora física considerável de Róbson Luiz. A boa apresentação de Leomar. A sempre segura cobertura de Robinho. O entrosamento e a garra dos dois zagueiros Renan e Cafú. A velocidade de Zito. A frieza competente do técnico China com mexidas que mudam a forma de atuar da equipe dentro do mesmo jogo.

Por outro lado, um Lagarto com baixo índice técnico; com um técnico à beira de um colapso nervoso, brigando com seus atletas, com o árbitro do jogo, e até com o gramado. Existem problemas no time esmeraldino. Problemas estruturais, de diretoria, de comando.

Com a vitória e maior saldo de gols, o Estanciano assume a liderança do grupo A com seis pontos ganhos. Ficando à frente do próprio Lagarto, tido e havido como um dos prováveis candidatos ao título, do Boquinhense e do Laranjeirense. As duas próximas rodadas serão de grande importância para as pretensões do Canarinho. Quarta dia 27, pega o Boquinhense no acanhado estádio do Sesi, em Boquim. Na outra quarta dia 03 de novembro, recebe o Laranjeirense na Vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário