quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Campeonato sergipano com apenas onze jogos “valendo”


Cena comum de inicio de competição...

Minha gente,

Tem coisas com as quais a gente não quer se meter ou mesmo se preocupar, até porque não pagamos folhas e outras despesas com os elencos e comissões, mas não tem como não dar uma palinha.

Pense comigo: o campeonato conforme o desatualizado site da Federação Sergipana de Futebol, “começa no dia 25 de janeiro de 2015 e vai até 9 de maio com a participação de 10 equipes divididas em dois grupos que se cruzam, em turnos de ida e volta”.

“Começa com um grande clássico entre Itabaiana e Sergipe no presidente Médici.” “Terá ainda Estanciano e Coritiba, Confiança e Boca Junior, Amadense e Lagarto e (até agora, ainda não ocorreu o julgamento) Boquinhense e Socorrense.” “O primeiro Sergipe e Confiança está marcado para o dia 8 de fevereiro no Batistão.”

O site Globoesporte/SE informa que o Confiança esta com reapresentação marcada para o dia 14 deste mês. Que o Sergipe anuncia que mesmo sem comissão técnica nem jogadores, a reapresentação se dará “na segunda quinzena deste mês”.  Que o Amadense idêntico ao Sergipe, sem nada acertado, se reapresentará “ainda neste mês de dezembro”. E que todos os demais (Estanciano, Boca Junior, Lagarto, Coritiba, Socorrense, Itabaiana e Boquinhense) deverão ter suas reapresentações a partir de 02 de janeiro.

O motivo da minha preocupação é que todos sabem que esses times terão mais ou menos 23 dias para realizarem exames, começarem os treinos físicos para depois iniciarem os treinos com bola. Todos sabem que inicio de temporada traz jogadores fora de forma e devidamente “cervejados” pelas festas de natal e ano novo. Sabem que serão apenas três semanas para treinarem duro e entrarem em campo para disputar as primeiras partidas. E sabem também,  que só após a sétima/oitava partida é que o jogador começa a realmente entrar em ritmo de campeonato.

Isso que dizer que nosso campeonato terá partidas realmente disputadas a partir da oitava rodada, faltando onze para seu encerramento. O seja, você vai comprar um campeonato de onze jogos que realmente valerão à pena ir ao estádio. E qual será a motivação do torcedor depois de assistir a sete/oito jogos medíocres para continuar prestigiando a competição? Com as tvs por assinaturas cada dia mais presentes nos lares sergipanos, vamos reclamar se o torcedor preferir assistir campeonato carioca, paulista ou outro do seu agrado?

Deveríamos pensar nisso antes de elaborarmos regulamentos e tabelas esdrúxulas e de qualidade duvidosa. Deveríamos lembrar que o torcedor “compra o espetáculo” e não faz um favor de ir aos estádios em Sergipe. Porque quem paga quer sempre o melhor.  E um “clássico” com jogadores com músculos travados, pouco treino tático/técnico vai mostrar ou motivar quem?



Nenhum comentário:

Postar um comentário