segunda-feira, 3 de maio de 2010

Rodada do Sergipão, campeões e bastidores

Rodada dupla no Batistão na tarde/noite desse domingo apimentou o quadrangular final do campeonato sergipano de futebol profissional. Após os jogos, a classificação mostra que quem formou uma melhor equipe mantêm a regularidade e a ponta da tabela. É o caso do River Plate e do Confiança. Com 8 e 7 pontos respectivamente, o rubro negro e o dragão mostram que por possuírem equipes com maior numero de atletas com melhor qualidade técnica conseguem melhores resultados apesar de perder um ou outro por contusão ou cartões. Quando a análise é feita no sentido inverso, facilmente verifica-se que o Itabaiana é quem mais sofre quando perde algum “titular” e não tem “peça de reposição adequada” – acrescente-se ai as “invenções” do seu técnico, quando entra para jogar com o Confiança com um ataque formado por dois meias(Tinho e Fabinho) e deixa um centroavante nato(Márcio) no banco. O outro time que perde muito com as substituições forçadas é o Olímpico de Itabaianinha. Sem Serginho (no banco) e Flávio (suspenso) o dragão da zona sul não tem a mesma desenvoltura. Seus substitutos não estão a altura.
Os jogos
River Plate 2 x 1 Olímpico
O River joga sabendo o que deve fazer e quando. Às vezes demora a fazer o resultado e fica no sufoco. Mas, quando decide fazer no tempo certo, torna-se um time muito difícil de ser batido. Mostrou isso quando fez 2 a 0 no Olímpico e parou de jogar. Por isso, tomou um sufoco do Olímpico que partiu para o ataque, diminuiu a vantagem e por pouco não chega ao empate, o que seria desastroso para as pretensões da diretoria do rubro negro de ser campeão sem precisar disputar as duas partidas decisivas finais, principalmente contra o Confiança, que se agiganta com o apoio da torcida. Almir aos 20 minutos fez River 1 a 0. No segundo tempo, Daniel aumentou para 2 a 0 aos 13 minutos, para Fio descontar aos 24.
Confiança 1 x 0 Itabaiana
O Confiança começou arrasador a partida contra o Itabaiana. Aos 5 minutos, Édson Sá que jogou uma grande partida, acertou a forquilha da trave defendida por Érico e por pouco a bola não ganhou as redes. O Itabaiana reagiu e só não abriu o marcador porque lhes faltava o homem de área, o matador, alguém que não “penteasse” a bola antes de meter no gol, características próprias de meias técnicos como Fabinho e Tinho. O dragão apresentava maior volume de jogo mas não traduzia essa superioridade em gols. Somente aos 22 minutos do segundo tempo é que o lateral Vovô desviou uma bola cruzada por Édson e tirou o time do sufoco, fazendo 1 a 0.


Classificação
Com os resultados, o River Plate permanece em 1º com 8 pontos, o Confiança encostou e está em 2º com 7, seguido do Olímpico com 5 e do Itabaiana com apenas 1 ponto ganho. O River está a uma vitória sobre o Confiança na próxima rodada, provavelmente na quinta-feira, para vencer o quadrangular e por conseqüência, tornar-se o grande campeão sergipano de 2010. O Confiança para tirar o título do quadrangular do River, e depois decidir com o próprio River o título do campeonato, que lhe daria o tri, precisa vencê-lo na quinta-feira e partir prá cima do Olímpico no domingo no Souzão, em Itabaianinha. Um Olímpico que também tem chance de ser campeão. Para tanto, precisa vencer as duas partidas que fará contra Itabaiana, na quarta-feira próxima, e contra o Confiança em casa, no domingo. Só o Itabaiana é que já “deu adeus” ao quadrangular e ao campeonato.

Ciro
O meia do Confiança sentou num treinamento leve, foi realizada uma ressonância que nada constatou e mesmo assim foi poupado(?) do difícil jogo contra o Itabaiana.
Nervosos
Jogadores do Itabaiana demonstraram bastante nervosismo na partida contra o Confiança. Aos 48 do segundo tempo, o zagueiro Toninho foi expulso após cometer jogada violenta contra o ala Serginho, do dragão.
Convite
Ao final dos jogos da rodada dupla circulou no Batistão, notícia de que a diretoria do Confiança formulou convites a jogadores do Itabaiana, para reforçar o time proletário.

Coisas de técnicos I
Com a contusão do Ciro, o meia Guga foi escalado para substituí-lo. Mas ele atuou muito mais de volante de contenção num time que já tinha Cafú e Raulino, que de meia de ligação. O time só melhorou com a entrada de Maurício, na meia.
Coisas de técnicos II
O Itabaiana enfrentou o Confiança que veio com 3 volantes, com dois meia formando o ataque. O centro avante Márcio foi mantido no banco até que o Confiança abriu o marcador(!?).
Peixe Campeão
Mesmo perdendo por 3 a 2, o Santos levantou o caneco de campeão paulista de 2010. Título justo para o melhor time de um campeonato em que o vice-campeão estadual é do Interior mas quem levou o título de “Campeão do Interior Paulista” foi o Botafogo de Ribeirão Preto.
Provocação
Durante a comemoração do título de campeão paulista 2010, um empolgado Robinho gritou ao microfone uma provocação para o técnico Vanderley Luxemburgo, adversário da próxima quarta-feira pela Copa do Brasil com o Atlético MG: - Êi Luxemburgo! O próximo é você!
Apitos
A torcida do River levou apitos para o Batistão, ontem. A Polícia tomou todos.
Parabéns aos Campeões:
- Prof Banco, com o Santos SP.
- Nilo Alberto, meu filho, com o Grêmio RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário