quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Umas boas palmadas ajudam sempre

Palmadas nele!

Onde tenho oportunidade de expressar o penso sobre o craque de futebol Neymar, tenho defendido a manutenção do seu talento, solicitando que os árbitros sejam duros com aqueles botinudos que só afastam a torcida do estádio.

Defendo sempre a tese de que futebol é espetáculo, e defendo o Neymar como um dos grandes artistas dessa belíssima arte jogar futebol. Seus dribles desconcertantes, suas arrancadas mortais, sua ousadia dentro de campo.

Porém de hipótese nenhuma vou defender o Neymar mal-educado, arrogante, indisciplinado, irresponsável, mimado, imbecil. Ele tem até o direito de ser. Porém, reservo-me o direito de não aceitar, de não apoiar as ofensas às pessoas e ao espetáculo.

O técnico Renê Simões foi perfeito na análise que fez após o jogo Santos x Atlético/Go, quando viu e ouviu o descontrole arrogante de um garoto mimado, que desrespeitou seu companheiro e capitão de time e, após não ser autorizado a bater um pênalti em face dos muitos perdidos por ele nos últimos jogos, fez corpo mole e proferiu palavras indevidas ao seu técnico e grande incentivador Dorival Júnior.

“Estamos criando um monstro no nosso futebol. Se não for parado agora, não se sabe o que esse garoto fará daqui prá frente.” Palavras do Renê ao ser entrevistado ao final da partida. Palavra de quem trabalha no futebol em todas as suas categorias, no Brasil e no mundo. Palavra de quem conhece e sabe o que diz.

Urgem providencias para controlar o Neymar, enquanto é tempo. O Santos tem que dar suporte psicológico. A imprensa tem que tratá-lo como um garoto, e não como um homem que sabe o que diz e faz. O técnico e os colegas do clube têm que alertá-lo de que ele faz parte de um grupo, que não existe time do “eu - sozinho”. O pai tem que assumir a postura de pai e se for o caso, dar-lhe umas boas palmadas, para ensiná-lo a arte da boa educação.


Rodada do brasileirão

Num jogo em que o Botafogo dominava e o Goiás era competente, o alviverde goiano goleou o time da estrela solitária por 4 a 1. Jogou com sem cinco considerados titulares, é verdade. Mas o grupo é bom e pecou muito. Sem tirar os méritos do Goiás que repito, foi muito competente, o Fogão foi um time “arame-liso”.

Está mais do que provado que o Muricy Ramalho treinou seu time para jogar no contra ataque. No confronto com o Corinthians, Adilson Batista armou seu time atrás e matou a única jogada do tricolor. Corinthians 2 a 1, mesmo número de pontos e com um jogo a menos. É certo que o Emerson está fazendo falta ao Fluminense, mas o grupo é forte, falta é determinação tática para saber atacar quando o adversário admite estar contra um time tão poderoso.

Vencendo mais uma, o Cruzeiro de Cuca está cada vez mais perto da ponta da tabela. Com quarenta pontos, encosta nos líderes e entra na luta direta pelo título. Na vitória sobre o Guarani, sobe virar um jogo difícil (4 a 2),e mostrar competência de quem não está apenas participando, mas disputando o caneco do campeonato.

Parece que o Flamengo descobriu que também deve fazer gols nos seus adversários. O pior é que contratou tantos e quem vem fazendo gols é o ex-junior Diego Mauricio, que fez mais um ontem. Depois de fazer dois no Vitória, o Flamengo fez mais dois ontem, na virada que deu no Grêmio Prudente por 2 a 1. Tomou um gol aos 45 do primeiro tempo, empatou aos 40 e desempatou aos 49 do segundo tempo.

No duelo do Olímpico, Felipão dise que se for possível, encerará a carreira de técnico trabalhando no Grêmio, deu um péssimo presente na comemoração dos 107 anos do tricolor gaúcho. Com o retorno de Marcos Assunção que deu mais qualidade ao time, o Palmeiras venceu o Grêmio de Renato Gaúcho por 2 a 1.

Nos demais jogos: Santos 4 a 2 no Atlético /GO; Atlético/PR 2 x 1 Atlético/MG; Vitória e Ceará, 0 a 0. Logo mais a noite: São Paulo x Internacional, e Vasco x Avaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário