segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

E o Velho Lobo tinha razão

No dia 24.05.10, li uma matéria no iG Esportes, onde Zagallo dizia que “Ronaldinho Gaúcho não tem pulmão para jogar no meio”. Essa teria sido a causa de Dunga não ter chamado o meia do Milan para jogar a Copa da África. Na época muitos com quem conversei rebateram a fala do Velho Lobo, alegando que era desculpa de quem não tinha o que dizer – o Zagallo não ter o que falar!!!

Muito bem. Agora, é o técnico Carlo Ancelotti, do Chelsea, ex-treinador do Ronaldinho Gaúcho.
“Não estou surpreso com o declínio de Ronaldinho. Eu esperava por isso. A sua condição física sempre foi precária, mas o seu talento não está em dúvida”, afirmou o treinador italiano, em declarações ao Corriere della Sera. – Fonte: UOL Esportes, de 27.12.10.

Tinha o Zagallo razão? Esse possível retorno do Ronaldinho ao futebol brasileiro não estaria demonstrando isso? Não é que estou feliz porque o Zagallo estava certo. Quem acompanhou a brilhante carreira do jogador que por duas vezes foi eleito como o melhor jogador do mundo em 2004e 2005, lembra que ele sempre jogou mais como um falso ponta esquerda, num espaço de mais ou menos 30 metros prá correr, bem diferente dos 80 que teria de correr jogando no meio campo. E isso explicaria a opção de Dunga à época, de levar o Grafitte no lugar do Gaúcho.

Vemos hoje no Milan, o Ronaldinho até procurando fazer algumas jogadas pelo meio. Mas um olhar mais atento descobrirá que é no espaço curto que ele melhor se movimenta. Porém, repito, não estou feliz porque o Zagallo estava certo. O problema é que alguns teimam em só ver o que querem, e não aceitam opiniões diferentes, como a do Zagallo. Para mim, é bom esse retorno do Ronaldinho para o futebol brasileiro. Craque sempre tem vaga em qualquer time e em qualquer campeonato. Muitos garotos passarão a imitar a maneira do Gaúcho jogar, a técnica refinada, a festa com a bola nos pés. Que seja bem vindo Ronaldinho Gaúcho. Que os deuses do futebol o protejam e que brilhe bastante nos gramados desse lindo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário