quarta-feira, 30 de junho de 2010

Picadinho

Li matéria em que Johan Cruyff, ex-craque da Holanda que comandou o famoso “carrossel” na Copa de 1974, questiona a qualidade dos jogadores da atual seleção brasileira. Ele se lembra de jogadores como Pelé, Jairzinho, Zico, Falcão entre outros, e afirma que “não pagaria para ver a atual” equipe comandada pelo Dunga. Para Cruyff toda seleção formada por brasileiros têm que jogar o futebol do Brasil, que encanta com jogadas criativas e insinuantes, e não esse futebol de resultados hoje apresentado.

É duro, mas tenho que concordar com o Cruyff. Meio a contra gosto porque acho que ele está entrando num terreno que compete a nós brasileiros. Porém, não podemos ficar alheio a essa europeização do nosso futebol, que transforma caneludos como Felipe Melo, Júlio Batista e tantos outros em “astros” da canarinha.

Hoje o Sergipe vai a Feira de Santana onde enfrenta o Fluminense, pelo campeonato do Nordeste. O time rubro vem de dois empates e uma vitória. Está com 5 pontos e em décimo segundo lugar na tábua de classificação. O enigmático técnico Edmilson Santos, que a quatro jogos troca os laterais Valbér e Jorginho durante o jogo (deve ser o primeiro treinador a descobrir que a troca um lateral por outro muda o esquema e a tática colocada em campo), continua procurando uma melhor formação, apesar dos reforços que recebeu.

No Batistão, o Confiança recebe a visita do Náutico/PE. Vindo de dois empates com sabores diferentes: com o Sergipe teve sabor de derrota, com o Ceará teve sabor de vitória. O Dragão precisa começar a mostrar se realmente vai para uma disputa séria da série D. Até o momento, o timão proletário está na promessa, ainda não dá certeza de que vai engrenar de vez e entrar prá valer na disputa. Para uma boa série D que o leve para a série C, tem de no mínimo, terminar o Nordestão no G4.

Elano está praticamente fora da Copa. Está descartado para o jogo de sexta às 11 da manhã contra a Holanda. Por enquanto, o médico da seleção procura uma forma para curar a lesão do meia. Não é o craque que gostaríamos na nossa meia direita, mas foi o que Dunga escolheu e é o que melhor se encaixa no desenho tático posto em prática. Está fazendo falta. Quem diria......

E o Cristiano Ronaldo começa a passar pelo mesmo problema passado pelo Ronaldinho Gaúcho. Acostumado a fazer firulas nos jogos do Real Madri, tentou manter a mesma performance nos jogos da Copa, se deu mal. Ainda ontem enquanto seu time corria para tentar empatar o jogo em que perdia para a Espanha, ele fazia lançamento de “letra”. Plasticamente muito bonito, porém de resultado ínfimo para a equipe. Seria bem mais correto se ele se desdobrasse em campo, e usasse todo o seu técnico futebol para ajudar Portugal a pelo menos, empatar a partida. Por essas e outras que Ronaldinho Gaúcho ficou de fora dessa Copa. Passou muito tempo se exibindo e quando resolveu jogar, tinha perdido a vaga para Júlio Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário