segunda-feira, 26 de julho de 2010

23,1

Vinte e três vírgula um, é a média de idade da nova seleção. Uma renovação de verdade. Diferente daquela verificada na última seleção formada pela chamada era Dunga (29,3), que praticamente trocou apenas os nomes, mantendo o mesmo padrão anterior, para o qual todos ansiavam por mudanças.

Nova oportunidade de formar um grupo novo. Mas, é importante que se mantenham abertas as portas de entrada e saída para novos talentos, ou para antigos que estejam ”voando”. Como Roberto Carlos do Corinthians, que esteve “voando baixo” antes da convocação final para a Copa 2010, e nem por isso deixaram de levar dois alas esquerdos improvisados. É provável que numa próxima convocação, alguns dos mais experientes sejam chamados.

O radicalismo de somente chamar novatos é tão nocivo quanto o de chamar apenas os mais experientes. A boa mescla da experiência calma, com noviciado afoito, deve ser o equilíbrio ideal. Aliar toques precisos com a força e a velocidade da juventude. A cabeça serena com a impaciência juvenil. Tudo no seu devido tempo. Ora de correr, ora de amaciar, tocar. Ora de defender com garra e determinação, ora de atacar feroz e obstinadamente.

Mano Menezes foi um jogador nato. Quando observou que sua técnica em campo não lhe traria um futuro promissor, largou da bola e investiu na carreira de técnico. Estudou, graduo-se em Educação Física, especializou-se em futebol. Juntou a necessidade de sobreviver, com o amor ao futebol. De um inicio de carreira difícil, talvez seja o único ou no máximo um dos dois ou três técnicos que foi ovacionado ao deixar o comando da equipe.

Dia 10 essa nova maneira de formar o grupo começa sua trajetória, jogando em Nova Jérsei/EUA, contra a seleção americana. É o momento de se começar também a observar atentamente como o Mano vai montar a equipe, qual o seu plano de jogo, qual a cara que vai dar ao time. Afinal, 2014 está perto, muito perto para quem já vai entrar em campo com a obrigação de vencer a Copa e torna-se o Hexacampeão mundial de futebol.

Confira os primeiros convocados de Mano Menezes:

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Renan (Avaí)
Victor (Grêmio)

Laterais direitos
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Rafael (Manchester United-ING)

Laterais esquerdos
André Santos (Fenerbahce-TUR)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

Zagueiros
David Luiz (Benfica-POR)
Henrique (Racing Santander-ESP)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan-ITA)

Volantes
Hernanes (São Paulo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool-ING)
Ramires (Benfica-POR)
Sandro (Internacional)

Meias
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Ederson (Lyon-FRA)
Paulo Henrique Ganso (Santos)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan-ITA)
André (Santos)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Neymar (Santos)
Robinho (Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário